terça-feira, 27 de novembro de 2007

PREFEITURA CAPACITA AGENTES DE SAÚDE SOBRE A METODOLOGIA DO SELO UNICEF - EDIÇÃO 2008

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu no último dia 22 de novembro, agentes de saúde e profissionais dos PSF’s para apresentação da Metodologia do SELO UNICEF – Edição 2008.
O evento foi realizado na Academia de Letras da Confederação Valenciana. A abertura aconteceu, às 16h, com a mensagem da secretária Municipal de Saúde, Ceiça Dias (foto). Na oportunidade, a secretária ressaltou a importância do Selo e disse estar satisfeita porque o município já conseguiu melhorar os índices de cobertura da saúde, mas enfatizou que é possível melhorar ainda mais. Por fim, agradeceu a todos os presentes e desejou um bom encontro.
Em seguida, a articuladora do Selo em Valença, Rosilene Freire, iniciou a apresentação da metodologia no que diz respeito aos objetivos e indicadores da saúde que serão avaliados nos eixos Gestão das Políticas Públicas e Impacto Social. “Hoje, estamos apresentando os indicadores na área da saúde. Já realizamos encontro semelhante com profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Nosso objetivo é informar sobre o Selo e discutir estratégias para que Valença continue com o título de Município Aprovado”, frisou a articuladora.
Também estiveram colaborando com o evento, os membros do Grupo de Apoio ao Selo, Maria de Fátima Coelho (Saúde) e Vanete Ferreira (Educação).
Valença do Piauí está entre os municípios que conquistaram o SELO UNICEF/Município Aprovado – Edição 2006.
Fonte: ASCOM/ Valença do Piauí

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

VALENÇA DO PIAUÍ CONQUISTOU O TÍTULO MUNICÍPIO APROVADO NA EDIÇÃO 2006 DO SELO UNICEF

No dia 07 de dezembro de 2006, realizou-se na Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, a solenidade de entrega do Prêmio Selo Unicef Município Aprovado - Edição 2006. Na oportunidade o Prefeito, Dr. Francisco Alcântara, recebeu das mãos da coordenadora do UNICEF nos Estados do Piauí e Maranhão, Eliana Almeida, o troféu(SELO UNICEF) que representa a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município.
Estiveram presentes naquele importante momento para a cidade de Valença: representando o Governador do Estado, a Coordenadora do Programa Permanente de Convivência com o Semi-árido Maria Lúcia Araújo; o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, representado por Leidimar Barbosa Alencar, além da Consultora Mônica Gondim e demais integrantes da Caravana Selo UNICEF no Piauí.
O prefeito de Valença ressaltou os investimentos por áreas como razão do sucesso do município. “Foram envolvidas nesse projeto áreas essenciais: infra-estrutura, educação, saúde, cultura e o que é primordial, assistência social. A Prefeitura tem feito um trabalho voltado para a realidade de um município desse porte, com mais de 20 mil habitantes”, comentou o Prefeito.
O Comitê do Pacto-Um Mundo Melhor para Crianças e Adolescentes através de sua representante Maria Luíza Cantalice fez ainda a entrega do kit “Educação para o Semi-árido” ao município. O Prefeito em seu pronunciamento falou também das dificuldades, da alegria e da responsabilidade do município que é a de manter nas próximas edições, como a de 2008, tão significativo Selo.

sábado, 24 de novembro de 2007

PROJETO AMANHÃ BENEFICIA JOVENS DA COMUNIDADE MESA DE PEDRA


O município de Valença do Piauí tem um dos maiores mananciais do Estado em reserva d'água: a Barragem Mesa de Pedra.
Em 2005, teve início o projeto de Piscicultura em Tanques-rede, fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, CODEVASF, Governo do Estado, Universidade Federal do Piauí, DNOCS, SEBRAE/PI e Associação de Desenvolvimento Comunitário Mesa de Pedra. A implantação desse projeto teve como principais objetivos a diversificação da renda dos moradores da comunidade e o aproveitmaneto do potencial hídrico da barragem. Entretanto, durante a execução do mesmo, observou-se que havia um significativo número de jovens envolvidos na atividade de criação de peixes em tanques-rede, apesar de não serem beneficiários diretos do projeto.
Buscando então o fortalecimento do APL - Arranjo Produtivo Local da piscicultura no município e a inclusão desses jovens num programa de mudança social, a CODEVASF e a Prefeitura de Valença firmaram convênio para implantação do Projeto AMANHÃ envolvendo a juventude rural da região, promovendo o treinamento e a capacitação na atividade de piscicultura, formando mão-de-obra especializada e gerando renda.
Inicialmente os jovens da Comunidade Mesa de Pedra participarão dos cursos de Organização associativa/Gestão Participativa, Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios. O projeto já está sendo executado e além das capacitações, os jovens também estão sendo beneficiados com o peixamento dos tanques-rede, assistência técnica e ração extrusada.


JOVENS VALENCIANOS SERÃO CONTEMPLADOS COM TELECENTRO

O município de Valença do Piauí, localizado a 210 km da capital Teresina, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, irá implantar um Telecentro na sua sede.

O Telecentro tem por objetivo promover a inclusão social por meio da inclusão digital, oferecendo uma alternativa de acesso ao computador e à Internet, aberto para uso público, sem custo algum, contribuindo para o crescimento cultural do jovem valenciano e da população em geral.

O prefeito Francisco Alcântara declarou que ficou muito satisfeito com a parceria e que este Telecentro funcionará em uma sala especial no CAIC, atendendo a população em geral.

O Telecentro do município de Valença será composto de:

10 computadores
Impressoras
01 aparelho de DVD
01 TV 29 polegadas
01 datashow – projetor multimídia
21 cadeiras Multiuso
10 mesas para computador
11 estabilizadores
01 servidor

Segundo os responsáveis pelo Telecentro, a previsão de chegada dos equipamentos é a partir deste mês até março de 2008.

fonte: ASCOM de Valença

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VALENÇA IMPLANTARÁ NÚCLEO DE VIGILÂNCIA E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS E ACIDENTES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde selecionou 100 projetos das unidades federadas (Estados e municípios) que atenderam ao objetivo do Edital nº1 de setembro de 2007. O Piauí foi contemplado com dois projetos, com destaque para o município interiorano de Valença do Piauí, localizado a 210 quilômetros da capital.

Nesses projetos, os entes federados apresentaram a situação do município, estratégias, ações e atividades que serão executadas para a implantação e implementação do Programa de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura da Paz. A meta do programa é fortalecer a Rede Nacional de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde.

Valença do Piauí e Teresina – o outro município selecionado pelo programa – receberão o valor de R$ 50 mil para a execução do projeto.