quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DE VALENÇA DO PI

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da secretária Maria do Ó Moura Alcântara (foto), vem realizando, em convênio com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania/SASC e do Ministério do Desenvolvimento Social/MDS, ações em prol das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social do município de Valença do Piauí. Para isso conta com vários programas sociais direcionados a PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA e a PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL, além dos PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA.

Os órgãos fiscalizadores e controladores das ações assistenciais realizadas no município são:

CONSELHO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CONSELHO TUTELAR

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER

CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO

SEDE DA SEMAS DE VALENÇA

VEJA ABAIXO ALGUNS PROGRAMAS VOLTADOS ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESENVOLVIDOS PELA SECRETARIA.

PROGRAMA SENTINELA

O Programa Sentinela tem como público-alvo crianças e adolescentes vítimas de todos os tipos de violência, abuso e de exploração sexual comercial. O programa tem a finalidade de prestar assistência através do Centro de Referência Especializado permanente com apoio psicossocial e pedagógico às crianças, adolescentes e famílias envolvidas em situação de violência e abuso sexual.

SEDE DO SENTINELA

2° ENCONTRO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil



O Programa atua com crianças e adolescentes do município, entre 07 e 15 anos de idade, retirando-os do trabalho infantil através de ações sócio-educativas (capoeira, teatro, dança, gincanas,etc) e de convivência, além de garantir a inclusão de suas famílias no Programa Bolsa Família.

CAPOEIRA
DANÇAS
REFORÇO ESCOLAR
COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA

PROGRAMA AGENTE JOVEM

O Programa tem como objetivos desenvolver e estimular o protagonismo juvenil entre jovens de 15 a 17 anos das comunidades carentes do município através de capacitações e intervenções comunitárias. Como incentivo cada jovem recebe uma bolsa-auxílio mensal durante o ano que permanecer no programa.
VEJA ABAIXO ALGUMAS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS AGENTES JOVENS

II TURMA
TEATRO DE FANTOCHES
OFICINAS DE SAÚDE
PALESTRAS EDUCATIVAS

domingo, 23 de dezembro de 2007

SEMAS DE VALENÇA REALIZOU NATAL DAS CRIANÇAS

No dia 21 de dezembro aconteceu no Crovapi Clube o NATAL DAS CRIANÇAS. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social, através da primeira-dama Maria do O’ Moura Alcântara.

Várias crianças carentes compareceram ao local onde foram presenteadas e participaram de várias brincadeiras. O prefeito Alcântara falou que é meta do seu governo realizar as ações sociais.

Na foto acima (da esquerda para a direita), a Coordenadora Ana Célia e a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Ó Moura Alcântara

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

JOVENS VALENCIANOS PARTICIPAM DE CURSO SOBRE ORGANIZAÇÃO ASSOCIATIVA E GESTÃO PARTICIPATIVA


No período de 29 de novembro a 1° de dezembro, aconteceu na comunidade Mesa de Pedra, o curso de Organização Associativa e Gestão Participativa para os jovens que fazem parte do Projeto AMANHÃ desenvolvido na barragem Mesa de Pedra (foto).

Durante a capacitação foram debatidos temas sobre direitos e deveres do cidadão brasileiro, a organização da sociedade, a organização da classe trabalhadora e sobre associações comunitárias - seus riscos e suas vantagens. Segundo a instrutora do curso, Rosário Barros, a participação dos jovens foi excelente, tanto nos trabalhos em equipes como nas atividades individuais.

Além dessa capacitação, os jovens também participarão de mais dois outros cursos: Empreendedorismo e Gestão dos Pequenos Negócios. O projeto é uma iniciativa da CODEVASF e da Prefeitura de Valença.

FOTOS DO CURSO "ORGANIZAÇÃO ASSOCIATIVA E GESTÃO PARTICIPATIVA"