terça-feira, 29 de abril de 2008

Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha de vacinação do Idoso

Cerca de 10 postos de atendimento foram instalados nos diversos bairros da cidade desde o último sábado (25) com profissionais da secretaria de saúde mobilizados na imunização dos idosos. A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe e a meta é vacinar cerca de 85% dos idosos com 60 anos ou mais.

A Secretária Municipal de Saúde, Dr.ª Maria de Fátima (à direita na foto), disse que a secretaria vem realizando um trabalho informativo desde a semana passada. “Mandamos ofícios para as escolas da rede pública e particular solicitando uma mobilização por parte do corpo diretivo juntamente com os alunos no sentido de prepararmos multiplicadores para divulgação da campanha. O objetivo é conscientizar os jovens a convencerem seus pais e avós a tomarem a vacina” ressaltou a secretária alertando para a rejeição de muitos idosos em procurar os postos de vacinação.

Criada em 1999, por ocasião do Ano Internacional do Idoso, o Ministério da Saúde do Brasil decidiu focar investimentos na mobilização da população idosa para que desfrutasse dos benefícios das vacinações, dando início a uma importante parceria entre as Coordenações de Saúde do Idoso e de Imunizações. Já naquele ano, a primeira de uma série de campanhas anuais de vacinação direcionada aos maiores de 65 anos e mais, começava em todo o país.

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso - CNVI é uma das efetivações do compromisso do governo brasileiro com a universalidade, a integralidade e a equidade da atenção à saúde no setor de imunizações, atendendo, deste modo, aos princípios básicos fundamentais do Sistema Único de Saúde - SUS. Com isto, o Ministério da Saúde visa contribuir com a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento das atividades rotineiras da população em foco, reduzindo a morbimortalidade por doenças infecciosas imunopreveníveis e garantindo-lhe prioritariamente qualidade de vida, bem-estar e inclusão social.

O dia “D” da campanha, que nesse ano traz como lema: “Não deixe a gripe derrubar você, vacine-se”, foi realizado no dia 26 de abril com ampla movimentação nos Postos de Saúde instalados pela cidade. A Secretária Municipal de Saúde, Dr.ª Maria de Fátima, pôs à disposição dos responsáveis pela aplicação das doses cerca de quatro carros. O objetivo era atender o maior número de acamados possível.

A campanha vai até o próximo dia 9 de maio. Enquanto isso a Secretaria Municipal de Saúde continua mobilizada com propagandas de áudio nas ruas da cidade e nas emissoras de rádio. O intuito é atingir a meta vacinal de 2008. Até agora cerca de 1.380 idosos já tomaram a vacina e a meta é imunizar 2.381 até o final da campanha.

Fonte: ASCOM da Prefeitura

Prefeitura de Valença realiza a I Copa de Futebol da Zona Rural

Aconteceu nesta última sexta-feira (25), na sede da Assessoria de Esportes do município, a entrega de material esportivo aos técnicos e organizadores de times de futebol masculino e feminino da zona rural de Valença: equipes, bolas, chuteiras e redes, material essencial para o desenvolvimento dos trabalhos dentro deste esporte.
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Valença, através de sua coordenadoria de Esporte e Lazer e tem como objetivo identificar e desenvolver talentos desportivos e elevar através do intercâmbio o nível dos representantes da comunidade e ainda com a finalidade de oportunizar integração; socialização e incentivar a participação de todas as comunidades independentes de nível técnico ou estrutura física disponível.

Este momento contou com a participação do prefeito Francisco de Assis Alcântara; do coordenador de esporte e lazer Prof. Merlongues Chaves; dos Coordenadores de Educação física no município: Eliana Veloso e Jackson Vieira; do vereador Walfredo Filho.


No dia 26 foi dado início a I copa de futebol masculino e feminino da zona rural de Valença, tendo como campeão no masculino Iningas e vice, Mesa de Pedra. No feminino saiu como campeã Vereda Comprida e vice, Buritizal. Já no dia 27 quem levou a melhor do time masculino foi Izidória sendo campeão, deixando o vice para Buritizal, no feminino foi campeã Valença e vice Palmeirinha. O coordenador de desporte do município Prof. Merlongues Chaves disse "que nunca se fez tanto pelo esporte valenciano como estar sendo feito agora e a prova estar no desempenho dos próprios atletas não só no futebol como também nas outras modalidades esportivas de Valença".


FONTE: ASCOM da Prefeitura

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Prefeitura de Valença realizou cursos profissionalizantes

Cerca de noventa e três jovens de Valença do Piauí participaram de cursos profissionalizantes promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal. Foram realizados os cursos de corte e costura, crochê, cabeleireiro, como fazer o enxoval do bebê e manicure. Todos estes cursos fazem parte dos programas do Governo Federal tais como: Programa de Atenção à Criança (PAC), Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), Índice de Gestão Descentrada(IGD) que visa profissionalizar estes jovens deixando-os pronto para o mercado de trabalho.
"Estou muito feliz em participar deste curso, é uma boa oportunidade pra eu aprender uma profissão,até montar meu próprio negócio e o melhor é que eu posso levar o matérial que eu mesma confeccionei”. Disse Nusa Barbosa aluna do curso de enxoval pra bebê.
A coordenadora dos Programas Sociais em Valença, Ana Célia Nogueira, disse: “ acredito na potencialidade dos alunos e espero que cada um deles aprenda uma profissão e possam dar continuidade a este trabalho”, finalizou.

O Prefeito de Valença do Piauí participou da XI Marcha em defesa dos municípios em Brasília

O Prefeito Municipal de Valença do Piauí, Francisco de Assis Alcântara (na foto com a Primeira-dama, Maria do Ó), participou da XI marcha em defesa dos municípios em Brasília. Mais de 140 prefeitos participaram da marcha e levaram propostas de negociações das dividas dos municípios com a Previdência Social e da Reforma Tributária.
O Prefeito Alcântara levou os projetos de calçamentos dos bairros Novo Horizonte e Lavanderia e o projeto de recuperação e reabilitação da praça do bairro Bela-Flor, dentre outros benefícios para a população valenciana. A marcha aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2008.
Fonte: ASCOM da Prefeitura

Secretaria de Cultura de Valença faz exposição de objetos de origem Índigena

Localizada a 210 km de Teresina , a cidade de Valença do Piauí está realizando XV Exposição de Objetos e Gravuras de Origem Indígena ,um trabalho realizando pela Secretaria de Cultura.

Na ocasião foram realizadas palestras educativas, mostras de fotografias, artesanatos indígenas, não só no momento da visitação como também nas escolas na rede publica municipal , estadual e particular do município.
O fluxo de visitação é bastante acentuado o que deixa envaidecido os organizadores uma vez que os visitantes vivencia momentos históricos desde a fundação e os primeiros habitantes através da tribo dos índios Aruaques.

FONTE: ASCOM da Prefeitura

sábado, 26 de abril de 2008

Prefeitura de Valença do Piauí realiza o primeiro curso para árbitros de futebol

Beneficiando crianças, jovens e adultos tanto na zona urbana como na zona rural

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí realizou, nos dias 12 e 13 de abril, o primeiro curso de árbitros de futebol em parceria com o Governo do Estado; FUNDESPI (Fundação dos Esportes do Piauí) e COPEE (Coordenação dos Programas de Eventos Esportivos em Valença do Piauí).

O curso tem o objetivo de qualificar árbitros, atletas, dirigentes de clubes esportivos, e foi dirigido pelos instrutores: Raimundo Belchior Neto (coordenador de arbitragem da FUNDESPI e Manoel Ibiapina).

O Prefeito Francisco de Assis Alcântara disse que já foram mais de 150 bolas e 30 equipes de futebol e que está dando prioridade ao esporte valenciano por estar assim beneficiando crianças, jovens e adultos tanto na zona urbana como na zona rural.

O coordenador dos Programas de Eventos Esportivos em Valença do Piauí, Professor Merlongues Chaves disse que o esporte valenciano vem crescendo graças a equipe de profissionais envolvidos neste trabalho e que este curso não beneficiará só Valença, mas várias cidades da região como: Inhuma, Pimenteiras, entre outras.

Fonte
: Ascom da Prefeitura de Valença do Piauí

sexta-feira, 25 de abril de 2008

SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VALENÇA

No último dia 22 de abril, a Secretária de Saúde de Valença do Piauí, Maria de Fátima Coelho, se reuniu com a Secretária de Educação Maria Dolores e diretores das escolas municipais para discutirem o dia D dos arrastões de dengue e da vacina contra gripe. Maria de Fátima disse ainda que a população pode ajudar muito nos trabalhos realizados pelas secretarias em combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue. Em relação ao dia D de vacina contra a gripe que acontecerá dia 26 desse mês, está sendo mobilizado todos os bairros de Valença e também a zona rural através dos agentes comunitários de saúde e alunos da rede municipal de ensino. Nesta mesma reunião foi discutido a Sensibilização com os diretores das escolas municipais sobre Educação, Convivência com o Semi-árido e o Selo Unicef.


terça-feira, 15 de abril de 2008

CANDIDATOS INSCRITOS NO PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DE VALENÇA DO PIAUÍ / PI.

A COMISSÃO ORGANIZADORA DA 1ª ELEIÇÃO DIRETA PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DE VALENÇA DO PIAUÍ DIVULGOU A RELAÇÃO DE CANDIDATOS INSCRITOS NO PROCESSO. SÃO ELES:

1 – ANA CLEIDE DA LUZ PEREIRA
2 – ANTONIA EUNICE ALVES DOS ANJOS
3 - ANGELA MARIA DE SOUSA BRITO
4 - ALEXANDRA FRANCISCA DE SOUSA
5 - ANTONIA MAYRA BARBOSA DE AQUINO
6 - BELZAIR FRANCISCA DE SOUSA
7 - CIVONE LIMA DA ROCHA
8 - CÉLIA DA SILVA LIMA
9 - CILMÁRIA ARAUJO LIMA
10 - CÍCERA LOPES FERREIRA
11 – CÉLIA TENÓRIO DA SILVA
12 - CÉLIA MARIA LEITE MACIEL DE SOUSA
13 - CLEIDE REGINA ALVES DE AQUINO
14 – DANIELA LEITE RODRIGUES
15 – DANIEL LIMA
16 – DEURISMAR SOARES DE LIMA
17 - ÉDINA DANTAS DE SOUSA
18 – ELIONE BARBOSA DA LUZ
19 - EVANALDO GONÇALVES DA SILVA
20 – ELISÂNGELA SOARES NUNES
21 – ELIENE BARBOSA DA LUZ
22 – ELIANE MARINHEIRO DA SILVA
23 – EDILENE PEREIRA DE ASSIS ABREU
24 - ESSIOLENE FERREIRA DA SILVA
25 – ERINALDA SIMÃO FERREIRA
26 – ERNANI MARTINS DE SOUSA SOARES
27 – FRANCISCA DOS REIS SILVA
28 - FRANCISCA CLEIDE DA SILVA
29 – FRANCISCA ALZIRENE DOS ANJOS SILVA
30 – FRANCISCA MARCILLES DE AQUINO ARAÚJO
31 - FRANCINALVA MARIA DA SILVA
32 – FRANKLIN MENDES DO NASCIMENTO
33 – FRANCISCO WANDERSON DE SOUSA
34 – FRANCISCA CELESTINO DE SOUSA DANTAS
35 – FRANCISCO DE ASSIS FIALHO
36 - GARDÊNIA GONÇALVES MATIAS DOS ANJOS
37 – GENILSON MOURA DOS SANTOS
38 – HERCIERLLING RÊGO DA SILVA
39 – IRENE SOUSA GOMES
40 – IVANEIDE MOURA BEZERRA
41 – INEIDE MARIA PEREIRA DA SILVA SOUSA
42 – JOSEFA FRANCISCA DA SILVA
43 – JOSINEIDE MARIA DE JESUS MARTINS
44 – JOSÉ RICARDO DE MELO OLIVEIRA
45 – JOANA DARC DE LIMA
46 – JOSSIANE SOARES SANTOS
47 - JOSY RAMONY AQUINO DE SOUSA
48 - KALLYANE NUNES SANTOS
49 – LUANA DE OLIVEIRA BRANDÃO
50 – LUALDO ALVES DA SILVA
51 – LUSENI FERREIRA DA SILVA
52 – LINDINALVA MARIA DA SILVA
53 – LILIANA DE OLIVEIRA BRANDÃO
54 – LENÍ DE ARAÚJO LOPES
55 - LEIDNAN BARBOSA DE SOUSA
56 - LORENA CHRISTINA SOARES BRASIL
57 – LIOMAR RODRIGUES DE SOUSA
58 – LUIZ NAZARENO DANTAS DA SILVA
59 – MARIA RENATA FERREIRA DE SOUSA
60 – MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA CUNHA
61 – MARIA DA FÁTIMA DA SILVA
62 – MARIA DA CRUZ DE BRITO FERREIRA
63 – MARIA FRANCISCA DA SILVA
64 – MARIA SOLANGE DA SILVA LIMA
65 – MARIA LINDOMAR DE JESUS
66 – MARIA LUCIANA DE SOUSA OLIVEIRA
67 – MARIA DA CRUZ DA SILVA NEGREIROS
68 – MARTTA JACKELINY MENDES DE MACÊDO
69 – MARCOS EUGÊNIO DE LIMA E SILVA
70 – MARIA SENHORA DA SILVA
71- MARIA DA CRUZ SANTANA SOARES DE OLIVEIRA
72 – MARIA DE FÁTIMA BANDEIRA TÔRRES LIMA
73 – MARIA FÁTIMA DE SOUSA LIMA
74 – MARIA ELIENE DO NASCIMENTO
75 - MARIA EDINEUSA DE SOUSA AMÂNCIO
76 - MARIA IZETE GOMES
77 - MARILENE DO NASCIMENTO
78 - MILEIDE MARIANY SOARES
79 - PAULA DE MOURA PAZ
80 - RAQUEL DE MOURA E SILVA RODRIGUES
81 - RITA DE SOUSA SILVA
82 – ROSÉLIA DA SILVA LIMA
83 - ROSILDA MARIA DA SILVA
84 - RAIMUNDO NONATO DA SILVA
85 - SANDRA MÁRCIA DA CONCEIÇÃO MOURA
86 - SANDRA MARIA CARVALHO DA SILVA
87 - SILVIA RODRIGUES DA SILVA
88 - SOLANGE MARIA PEREIRA DE SOUSA COSTA
89 - SIMONE MARIA DA COSTA ARAÚJO
90 - SUELIANE MARIA NOGUEIRA DE SOUSA
91 - STEFÂNIA VIEIRA DANTAS
92 - THÁSSIA SANTANA DE ALMEIDA
93 - THIAGO DE ARAÚJO COSTA
94 - VILZA MARIA RODRIGUES DA SILVA
95 - VANIA TAÍS SILVA MENEZES
96 - WANDERLANDYA SOARES LIMA

Valença do Piauí, 14 de abril de 2008.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

REUNIÃO COM AGENTES JOVENS SOBRE CADASTRAMENTO ELEITORAL

A mobilizadora do tema "Participação Política", Gislene Martins, esteve reunida com a Equipe dos Agentes Jovens para definir o cronograma de ação sobre a campanha do cadastramento eleitoral. A reunião aconteceu na sede da Prefeitura e na oportunidade surgiram muitas idéias. Além disso, a empolgação dos jovens era contagiante. Todos estão motivados a desenvolverem um trabalho de mobilização e conscientização da importância do título eleitoral. Ainda esta semana a equipe de Agentes Jovens de Valença começará com a campanha nas rádios, escolas e bairros da cidade.



domingo, 13 de abril de 2008

GGM REALIZA ENCONTRO SOBRE O PROJETO CALANGO

No dia 04 de abril foi realizado um encontro com Pais de alunos da Escola Municipal Oto Martins Veloso sobre o Projeto Calango que será desenvolvido na referida escola. Na oportunidade, foram apresentadas as metas, os objetivos, o Plano de Ação e a Equipe que desenvolverá o Projeto.
Durante o evento muitos pais aproveitaram para esclarecer algumas dúvidas sobre o trabalho que será desenvolvido. Além dos pais, toda a equipe da Escola esteve presente no Encontro.


O objetivo principal do evento foi apresentar o Projeto e mobilizar toda a comunidade escolar para auxiliarem na execução do mesmo.

GGM REALIZA REUNIÃO PARA REVISÃO DO PLANO DE AÇÃO DO PROJETO CALANGO

No dia 28 de março foi realizado, no Auditório da Prefeitura de Valença, reunião com o GGM para revisão do Plano de Ação para desenvolvimento do Projeto Calango. O Projeto está sendo desenvolvido nas Escola Municipal Oto Martins Veloso e na Unidade Escolar Estadual Santo Antonio.

Na ocasião, a Articuladora do Selo UNICEF, Rosilene Freire e a Coordenadora do Projeto Calango, Maria de Fátima, ressaltaram mais uma vez sobre a importância do Selo UNICEF para os municípios do semi-árido, sobretudo o município de Valença do Piauí. Logo após, o grupo fez uma revisão do Plano de Ação e traçou novas estratégias para a execução do mesmo. A idéia é que o referido Plano seja constantemente revisto e adequado sempre que necessário.

sábado, 12 de abril de 2008

ALGUMAS FOTOS DAS AÇÕES DO PROJETO CALANGO

REUNIÃO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
SOBRE O PROJETO CALANGO
UNIDADE ESCOLAR OTO MARTINS VELOSO

REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
DO PROJETO CALANGO NAS ESCOLAS
Auditório da Prefeitura - 28 de março

Maria de Fátima
Secretária Municipal de Saúde e Coordenadora do
Projeto Calango em Valença do PI
ENCONTRO COM OS PAIS DOS ALUNOS DA
ESCOLA MUNICIPAL OTO MARTINS VELOSO
04 DE ABRIL DE 2008