quarta-feira, 28 de maio de 2008

Esporte e lazer para todos os valencianos

A Prefeitura de Valença através da Equipe Pró-Selo UNICEF, com apoio da Assessoria de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e coordenação de Educação Física e em parceria com o UNICEF e o SESC/PI realiza hoje (28) “Dia do Desafio”, o evento “Esporte e Cidadania para Todos” contra o sedentarismo e em prol de uma vida mais saudável, com atividades esportivas/recreativas que teve início à 05h00min, em alvorada com a Banda de Música da cidade, na Igreja de São Benedito. Ainda na programação: alongamento para início das atividades; breve explanação sobre ponto histórico com o Professor Antonio José; preparação física com a 2ª CIA do 4º BPM; alongamento com os trabalhadores do comércio local; atividades esportivas e recreação para o grupo da APAE (natação). A participação está sendo intensa por parte: do alunado; dos professores; coordenadores /diretores de escolas e populares.
PROGRAMAÇÃO A SER DESENVOLVIDA À TARDE.
À tarde a partir das 15h30min acontece ainda: Passeio ciclístico; . Oficinas educativas; .Gincana relâmpago e .Apresentações artístico-culturais.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Alunos da rede municipal de ensino mobilizados pelo SELO UNICEF

Alunos da Unidade Escolar Cláudio Ferreira estão empolgadíssimos com o desenvolvimento do tema "Educação para Convivência com o Semi-Arido". A escola, que resolveu adotar o 4º roteiro, está trabalhando várias atividades no intuito de fazer com que os alunos aprendam mais sobre o local onde vivem.
No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa na comunidade Ponta D'água (onde fica a escola) onde os alunos puderam conversar diretamente com os moradores e conhecer um pouco mais sobre a flora e fauna presentes na região. Além disso, tudo que é feito pelos alunos é colocado no mural da escola.
A mobilizadora Vanete Ferreira, disse que várias escolas municipais estão desenvolvendo o tema. Além disso, a Secretária Municipal de Educação, Dolores Matias, se colocou a disposição para auxiliar em tudo que for preciso. "Estamos trabalhando para conquistar o Selo UNICEF/Município Aprovado novamente", enfatizou a Secretária.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS:



Dia D " Esporte e Cidadania para Todos"

Prefeitura de Valenca irá promover o Dia do Esporte e Cidadania para Todos. Muitas ações estão sendo desenvolvidas no município neste sentido.
O “Dia D”, o Dia do Desafio (28 de maio), é uma campanha mundial de incentivo para a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, realizada por meio de ações nas comunidades.

Neste dia a Prefeitura de Valença, através da assessoria de Esporte Lazer; em parceria com: o UNICEF; o SESC/PI ; a Secretaria Municipal de Educação e a coordenação Municipal de Educação Física, irá realizar o evento “ Esporte e Cidadania para Todos”; marcando assim o ”Dia D” contra o sedentarismo e em prol de uma vida mais saudável. Atividades esportivas/recreativas serão desenvolvidas durante todo o dia no município, dentre as quais: passeio ciclístico; caminhadas; brincadeiras esportivas, dentre outras.

É importante salientar que, muitas ações estão sendo desenvolvidas no município para o alcance dos indicadores propostos pelo UNICEF; dentre estas ações, está relacionada o “Dia do Desafio”. Sua participação é muito importante! Então, participe!!!!


Fonte: Ascom de Valença

domingo, 25 de maio de 2008

RELAÇÃO DOS APROVADOS NO TESTE SELETIVO PARA FINS DE CANDIDATURA AO CARGO DE CONSELHEIRO(A) TUTELAR DO MUNICÍPIO DE VALENÇA DO PIAUÍ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ
PROCURADORIA GERAL DA JUSTIÇA
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE VALENÇA DO PIAUÍ
RELAÇÃO DOS APROVADOS NO TESTE SELETIVO PARA FINS DE CANDIDATURA AO CARGO DE CONSELHEIRO(A) TUTELAR DO MUNICÍPIO DE VALENÇA DO PIAUÍ
  • MARTTA JACKELINY MENDES DE MACEDO(03/2278050)-9,0
  • RAQUEL DE MOURA E SILVA RODRIGUES(03/296568934)-9,0
  • ELISÂNGELA SOARES NUNES (01/2.188.633) = 8,0
  • ERNANI MARTINS DE SOUSA SOARES (01/1.413.907) = 8,0
  • LIOMAR RODRIGUES DE SOUSA (02/2.316.867) = 8,0
  • MARIA ELIENE DO NASCIMENTO (03/1.478.226) = 8,0
  • MARIA IZETE GOMES (03/512.048) = 8,0
  • SIMONE MARIA DA COSTA ARAÚJO (03/1.094.716) = 8,0
  • JOSSIANE SOARES SANTOS (02/2.305.101) = 7,0
  • LUSENI FERREIRA DA SILVA (02/2.316.423) = 7,0
  • MARIA SENHORA DA SILVA (03/2.254.710) = 7,0
  • WANDERLÂNDIA SOARES LIMA (03/2.389.178) = 7,0

Valença do Piauí, 25 de maio de 2008

Bacharela: Verônica Rodrigues Sales

Promotora de Justiça

CONFIRA O GABARITO DO TESTE SELETIVO PARA FINS DE CANDIDATURA AO CARGO DE CONSELHEIRO(A) TUTELAR

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ
PROCURADORIA GERAL DA JUSTIÇA
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE VALENÇA DO PIAUÍ
GABARITO DO TESTE DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA FINS DE CANDIDATURA AO CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR
  • QUESTÃO N° 01: B (Art. 2º, do ECA)
  • QUESTÃO Nº 02: A (Art. 131, do ECA)
  • QUESTÃO Nº 03: E (Art. 139, do ECA)
  • QUESTÃO Nº 04: C (Art. 149, inciso I, alínea "b", do ECA)
  • QUESTÃO Nº 05: D (Art. 137, do ECA)
  • QUESTÃO Nº 06: B (Art. 95, do ECA)
  • QUESTÃO Nº 07: A (Art. 28, do ECA)
  • QUESTÃO Nº 08: C (Art. 132, do ECA)
  • QUESTÃO Nº 09: E (Art. 101, inciso VII, c/c 105, do ECA)
  • QUESTÃO Nº 10: B (Art. 70, c/c 82, do ECA)*

* a) Art. 81, inciso I, do ECA

* c) Art. 74, parágrafo único, do ECA

* d) Art. 79, do ECA

* e) Art. 80, do ECA

Valença do Piauí, 25 de maio de 2008

Bacharela: Verônica Rodrigues Sales

Promotora de Justiça

Aplicado o Teste Seletivo para fins de candidatura ao cargo de Conselheiro(a) Tutelar de Valença

Foi realizado hoje, 25 de maio, o Teste Seletivo para fins de candidatura ao cargo de Conselheiro(a) Tutelar do município de Valença do Piauí. A prova foi aplicada no Colégio Estadual Cônego Acylino e teve a duração de 2 horas. Os candidatos responderam a 10 questões objetivas. Para ser aprovado, eram necessários acertar no mínimo 7 questões.

Todo o processo da I Eleição Direta para escolha dos novos conselheiros tutelares está sob a coordenação do CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com total apoio e fiscalização da Promotoria de Justiça da Comarca de Valença do Piauí. Durante o Teste Seletivo, a Promotora Pública, Bacharela Verônica Rodrigues Sales, entregou a cada candidato a sua prova e a própria Promotora corrigiu os testes, o que mostra a lisura do processo seletivo.

Ao todo, 12 (doze) candidatos foram aprovados.






Fonte: CMDCA de Valença

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Valença recebeu várias obras que beneficiam a população

O Prefeito de Valença do Piauí, Francisco de Assis Alcântara, inaugurou nesta quinta-feira (22), uma série de obras resultantes de investimento em melhorias para o município, proporcionando o desenvolvimento em infra-estrutura e em outros aspectos que visam o bem­-estar da comunidade.

A população valenciana e também várias autoridades estiveram presentes nas solenidades, como o Vice-Governador do Estado - Dr. Wilson Martins, o Dep. Federal - Júlio César, o Dep. Estadual - Wilson Brandão, os prefeitos de Dom Expedito Lopes - Bené Dantas e de Pimenteiras, Nonato Marreiros além dos vereadores Walfredo Filho, Elizeu França, Atêncio Queiroga e Waldefran Vieira.

Dentro da programação, constavam:
  1. A inauguração da obra de Revitalização do Mercado Público O XERÉM;
  2. Inauguração do calçamento no bairro Novo Horizonte;
  3. Entrega de uma Brinquedoteca na Creche Mãe Maria com duas salas de aula no Bairro Vale Verde;
  4. Entrega de 06 computadores na Unidade Escolar Raimundo Roque Ferreira;
  5. Inauguração da iluminação da Avenida 15 de novembro;
  6. Entrega de um Centro Profissionalizante e certificado dos cursos de Enxoval do Bebê, Manicure, Cabeleireira, Corte e Costura e Crochê;
  7. A entrega de duas salas de aulas na Unidade Escolar João Calado;
  8. Aquisição de 03 veículos sendo: um Fiat Uno para a Sec. De Educação, outro para Sec. De Saúde e um Palio para o Gabinete do Prefeito;
  9. Entrega de um poço Tubular à Comunidade Mimoso;
  10. Inauguração de passeios públicos com Canteiros nas avenidas 15 de Novembro e Santos Dumont;
  11. Grande festa na quadra do Xerém com a banda Mulher Chorona, que promete animar os valencianos.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Médico e enfermeira das Equipes de Estratégias de Saúde da Família de Valença do Piauí, promovem debate sobre a dengue nas escolas

Procurando enfrentar o problema da Dengue com mais rigor a Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí, realizou nos últimos dias palestras e encontros com alunos dos diversos níveis de ensino das unidades escolares Santo Antônio e Amando Lima. O objetivo do encontro é ampliar a quantidade de multiplicadores no combate à Dengue no município, estratégia que tem dado certo. O número de notificações e de casos confirmados da doença diminuiu muito nesses últimos meses.
As palestras que tiveram como mediadores o médico, Dr. Francisco José, e a enfermeira, Dr.ª Joaline, foram realizadas com recursos inovadores. “Como a secretaria dispõe agora de um datashow e um notebook, ficou mais prática e dinâmica a informação de dados sobre a dengue em nosso município”, salientou a secretária de saúde, Dr.ª Maria de Fátima.
O projeto de levar a informação pra junto do aluno é uma das apostas da gestão municipal com vistas na diminuição de casos graves de dengue em nossa cidade. Embora não haja um número significativo da doença em nosso município a idéia é não descuidar e por isso promover sempre campanhas que garantam a saúde e o bem estar social da população.
Palestras desse tipo deverão continuar pelas demais escolas da cidade, envolvendo inclusive as da rede particular de ensino.
Valença do Piauí possui hoje 9 postos de saúde com nove equipes de Estratégias de Saúde da Família e uma cobertura de 100% da área total do município, o que garante um trabalho mais eficiente no combate as doenças.
Fonte: Kássio Gomes

terça-feira, 13 de maio de 2008

Secretaria Municipal de Educação promove festa em homenagem às Mães Valencianas

Cerca de duas mil mães participaram da comemoração

Para marcar o Dia das Mães, a secretaria municipal de educação de Valença do Piauí promoveu neste sábado (11) uma grandiosa festa no CROVAPI CLUB, em homenagem a todas as mães de alunos da rede municipal de ensino do município.

Cerca de duas mil mães participaram da comemoração. A programação da festa incluiu poesias, apresentações artísticas, músicas ao vivo e um farto jantar. “Estou muito feliz em poder realizar esta belíssima festa,onde juntamos mães de alunos da zona urbana e rural de Valença”, disse a secretária de Educação Maria Dolores.

O prefeito municipal de Valença, Francisco de Assis Alcântara, ofereceu transportes para todas as mães da zona rural e dos bairros mais distantes até o local do evento.


Fonte e fotos: Ascom de Valença

Arrastão da Dengue chegou ao bairro Amando Lima

Estudantes, moradores e equipes de saúde se mobilizaram na campanha de combate ao mosquito.

Durante toda a manhã de hoje (12/05) o bairro Amando Lima recebeu o Arrastão da Dengue – um projeto criado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as escolas públicas e particulares do município; polícia militar; e profissionais da saúde, nos bairros da cidade.
“O Arrastão da Dengue tem permitido uma melhor conscientização da população que se engaja no projeto e levanta a bandeira de combate ao Aedes Aegypti – mosquito transmissor da Dengue” enfatiza a Dr.ª Maria de Fátima entusiasmada com os resultados da mobilização.
Prevenir ainda é a melhor arma, por isso é bom não descuidar. A Dengue tem feito muitas vítimas fatais nos últimos meses em quase todos os estados brasileiros. Com o excesso de chuvas nas regiões norte e nordeste a proliferação do mosquito também aumentou. Em Valença do Piauí onde há um volume de água bastante considerável o risco de contrair a dengue é muito grande. No entanto, ações de combate tem sido empreendidas na intenção de minimizar o número de casos no município.
Segundo a secretária de saúde, Dr.ª Maria de Fátima, os Arrastões deverão continuar durante o período crítico, mesmo não havendo índices alarmantes em Valença do Piauí.
“Os Arrastões constituem uma forma de prevenção e sua execução nos bairros da cidade é uma prioridade que vem dando resultados satisfatórios”, concluiu a secretária.


sábado, 10 de maio de 2008

Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí realizou arrastão de combate à dengue no bairro Novo Horizonte nesse dia 8 de maio

Uma equipe formada por médico, enfermeiros, agentes de saúde, guardas de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e mais alguns professores, policiais militares e alunos da Unidade Escolar Oto Martins Veloso (CAIC), realizaram na manhã de hoje (08/05) um Arrastão de combate ao mosquito transmissor da dengue no bairro Novo Horizonte.
O Arrastão faz parte de uma série de campanhas preventivas da secretaria de saúde do município para evitar a proliferação de casos de dengue. O resultado tem sido satisfatório, comenta a secretária municipal de saúde, Dr.ª Maria de Fátima: “reduzimos em muito o número de casos confirmados de dengue nos últimos anos. Até agora, conforme notificações até a semana 18, há apenas 45 casos suspeitos, dos quais somente sete foram confirmados, num universo de mais de 19 mil habitantes”.
A secretária alertou que pode haver mais casos em estágio de sub-notificação e que por isso os arrastões devem continuar nos bairros mais periféricos. O certo é que a população está bem informada e sensibilizada, pois a secretaria investiu em gravação de spot’s para serem veiculados nas rádios e veículos de som automotores.
Durante os arrastões são distribuídos sacos plásticos e luvas para a coleta de lixos, principalmente garrafas petis, pneus e outros reservatórios que possam acumular água. “Onde houver foco, a secretaria estará junto, através dos guardas de endemias, para eliminá-los” garantiu a secretária, que aproveitou a oportunidade para pedir que a população se manifeste de maneira assídua e ajude a combater o mosquito que transmite a dengue.
Outros arrastões já estão marcados. No dia 12 de maio será a vez do bairro Amando Lima, seguido pelo bairro lavanderia no dia 20 do mesmo mês.

CONFIRA FOTOS DO ARRASTÃO: