terça-feira, 30 de agosto de 2011

Prefeito Alcântara e Secretário de Saúde Walfredo Filho Participam de Reunião em Brasília

O Prefeito Alcântara e Secretário Saúde Walfredo Filho participaram nesta terça-feira (30) de uma reunião em Brasília com o com o Secretário Geral do MEC Eliezer Pacheco para assinar o termo de compromisso com o Governo Federal e receber instruções sobre a implantação do IFPI de Valença do Piauí. Participaram também da reunião, o reitor do Instituto Federal do Piauí Francisco das Chagas Santana e cinco prefeitos das cidades onde serão construídas as novas unidades da instituição.

Confira as fotos da reunião.
Fonte:Raimundo Barbosa
Publicado Por:





Prefeito Alcântara e Reitor do IFPI participam de evento em Brasília

O Preito Alcântara na companhia do Reitor do Instituto Federal do Piauí. Francisco das Chagas Santana e mais cinco prefeitos das cidades que receberão campi do IFPI participam, amanhã desta terça (30), de evento em Brasília

Os prefeitos de Oeiras, São João do Piauí, Pedro II, Valença do Piauí, Cocal e Campo Maior assinarão termos de compromisso com o Governo Federal e receberão instruções sobre a implantação das novas unidades da instituição.

“A expansão representa a interiorização da oferta de educação profissional pública e de qualidade”, destaca o reitor. Ele acrescenta que, na definição das cidades que receberão as novas unidades, foram considerados aspectos econômicos, demográficos, socioambientais, culturais e geográficos.

Prefeito Alcântara e Reitor do IFPI participam de evento em Brasília.
Fonte:Raimundo Barbosa
Publicado Por:Josy Ramony

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Assentamento de Valença vai Trabalhar com Manejo Florestal

Os assentamentos Arizona I e II e Canaã, no município de Lagoa do Sítio, e Serra do Batista, em Valença do Piauí, serão os primeiros do Piauí a receber contrato do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), do Ministério do Meio Ambiente.

Firmado com a Fundação Apolônio Sales de Desenvolvimento Educacional, o contrato vai permitir a elaboração de plano de manejo florestal dos assentamentos e assistência técnica em atividades florestais. A escolha da fundação ocorreu através de licitação pública.

Na primeira etapa, o programa atenderá 70 famílias, mas a expectativa é de que cerca de 300 famílias de agricultores do Vale do Sambito sejam beneficiadas.

A questão da sustentabilidade nos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é uma ação inovadora no Piauí e é também a primeira nesta modalidade no Brasil. A proposta é levar este tipo de ação para outros assentamentos, tendo como fundamento a produção de maneira sustentável, incorporando a ação à rotina das famílias assentadas.

Dentro de dois meses, a fundação entregará ao Incra um documento com a caracterização geral da situação ambiental e socioeconômica de cada assentamento selecionado. O contrato terá a duração de dois anos e os primeiros 12 meses serão destinados à elaboração do plano de manejo. No segundo ano, será feita a implantação.

Fonte: piaui.pi.gov.br
Publicado Por:Josy Ramony

Alunos de Escola de Ensino Infantil São Contemplados com Kit de Brinquedos Pedagógicos.

Mais uma escola do ensino infantil é contemplada com kit de brinquedos pedagógicos. Desta vez foi a Escola Municipal Oto Martins Veloso, que funciona no prédio do CAIC. A entrega foi feita na manhã desta segunda-feira (29) pelo Prefeito Alcântara e a comitiva da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de valorizar a importância do lúdico, onde a criança possa aprender brincando, desenvolvendo a criatividade e a sociabilidade.

O Prefeito Alcântara garante que todas as crianças das escolas do ensino infantil do município estão sendo contempladas com brinquedos pedagógicos com a finalidade de garantir a qualidade no ensino de todos os alunos matriculados na rede municipal.

Fonte:Raimundo Barbosa
Publicado Por:Josy Ramony











Prefeitura Reforma Estádio Municipal.

A Prefeitura Municipal Valença do Piauí está realizando com uma grande reforma em toda estrutura do Estádio Municipal Gaudêncio Veloso para dar maior conforto e comodidade aos desportistas e às pessoas que acompanham as atividades esportivas da cidade.

O Coordenador Municipal de Programas Esportivos, Merlongues Chaves garante que o esporte é uma grande preocupação do prefeito Alcântara e por esse motivo o nosso estádio municipal está passando por essa grande reforma com o objetivo de Incentivar o esporte no município e melhorar a infra-estrutura para receber os campeonatos de futebol amador promovidos em Valença e região. A obra estará concluída em poucos dias, disse Merlongues.

Fonte:Raimundo Barbosa
Publicado Por:Josy Ramony








Prefeitura Constrói Novo Criatório de Galinhas Caipira na Zona Rural.

Dentro de um projeto que beneficiará famílias da zona rural, garantindo emprego e renda no município, a Prefeitura de Valença continua oferecendo incentivos para os moradores do Povoado Fumal na criação de galinha caipira. A prefeitura está construindo um novo aviário com capacidade para criação de 1.000 aves, substituindo o antigo criatório que foi destruído pelo um raio no período chuvoso.

O Prefeito Alcântara esteve neste sábado (27) vistoriando a construções do novo aviário, juntamente o Vereador Elizeu França e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Devaldo Nunes. O Prefeito afirma que o projeto de criação de galinhas caipiras é uma boa alternativa de renda que vem obtendo bons resultados na comunidade.

As famílias envolvidas no projeto tiveram cursos com assistência técnica, que ensinou como solucionar os problemas e administrar a produção de forma correta. O Projeto de Avicultura já é executado com sucesso no povoado Fumal zona rural do município.

Fonte:Raimundo Barbosa
Publicado Por:Josy Ramony











Padaria Comunitária Gera Emprego e Renda na Zona Rural

Com o objetivo de promover mais renda e emprego, a Prefeitura de Valença em parceria com a Secretaria de Assistência Social está investindo na Padaria Comunitária do Povoado Fumal.

A Padaria Comunitária trabalha com produção de pães, bolos e salgados de diversos tipos.

O Prefeito Alcântara na companhia do Vereador Elizeu França e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Devaldo Nunes visitam neste sábado (27) a padaria e acompanharam a fabricação dos produtos. O Vereador Elizeu França elogiou a iniciativa do Prefeito e o trabalho realizado pelas mulheres da comunidade. A padaria conta com equipamentos modernos que facilita na fabricação dos produtos e é ministrada pelos próprios moradores, gerando emprego e renda na comunidade.

Os produtos produzidos na Padaria Comunitária são consumidos na comunidade, na merenda escolar do município e no comercio local.

Fonte:Raimundo Barbosa
Publicado Por:Josy Ramony







Valença Receberá Obras de Saneamento Através da Secid

A Secretaria Estadual das Cidades apresentou nesse primeiro semestre, cartas- propostas para 11 municípios piauienses para Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As cartas dizem respeito a investimentos em abastecimento d’água e esgotamento sanitário, num valor total de R$ 108 milhões. Dentre os municípios a serem beneficiados estão Campo Maior, União, Joaquim Pires, Pio IX, São João do Arraial e Valença.

O secretário Merlong Solano, foi acompanhado pelo senador Wellington Dias (PT-PI) e o deputado Assis Carvalho (PT-PI) durante audiência com o presidente da Fundação, Gilson Carvalho, nesta quinta-feira, 25. “São projetos de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida e de saúde da nossa população”, declarou Wellington Dias.

O presidente da Funasa informou que uma primeira triagem foi realizada com base nos critérios do Programa Brasil Sem Miséria. O Piauí, por se adequar às condições exigidas, foi selecionado. Uma nova triagem será feita a partir da próxima semana, de verificação de projetos e realização de entrevistas. “Estamos otimistas, pois nossas cartas-propostas foram fundamentadas em projetos em boa fase de elaboração”, destacou o Merlong Solano.

Fonte: Ascom Secretaria Estadual das Cidades
Publicado Por: Josy Ramony

Postos de Saúde da Zona Rural São Reformados e Contemplados Com Consultório Odontológico

A Prefeitura de Valença, através Secretaria Municipal de Saúde reformou e equipou vários Postos de Saúde da zona rural, visando oferecer melhores condições de atendimento aos usuários na rede municipal de saúde. Foram feito revisão na cobertura, pintura na parte interna e externa dos prédios, revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, restauração nos pisos, alem das reformas cada posto foi contemplado com um consultório odontológico totalmente novo e equipado para atender a população.

Na manhã desta sexta-feira (26) o Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho fez uma vistoria em todos os postos de saúde recém-reformados na zona rural e disse que a população da zona rural está recebendo um tratamento especial do Governo Municipal.

Os postos reformados foram dos Povoados Tabuleta, Buritizal, João Pires, Ponta d´água, Iningas e Vereda.
Fonte:Raimundo Barbosa
Publicado Por:Josy Ramony