terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bairro Valentim Receberá Novo Posto de Saúde.


Um trabalho permanente de melhoramento vem sendo implementado pela administração municipal, na área da saúde. O Prefeito Alcântara anunciou nesta semana que o bairro Valentim foi contemplado com um Posto de Saúde que vai contribuir para melhoria da qualidade do atendimento da saúde em nosso município.
Os recursos são provenientes do Ministério da Saúde, que de acordo com o Prefeito Alcântara, será uma unidade de atendimento mais ampla, com maior capacidade para prestar um atendimento mais digno à população.
Maquinas já estão trabalhando no terreno onde será construído o novo Posto de Saúde.




Estudos são feitos no Solo onde será construído o Portal na Entrada da Cidade.


Na manhã desta terça-feira (14), técnicos fazem a o estudo do solo onde será construído o Portal na entrada da cidade. O projeto é uma solicitação do Prefeito Alcântara ao Deputado Federal Julio César, que contemplou a cidade de Valença, com mais uma emendas no valor de R$ 200 mil reais para a construção do Portal de entrada da cidade.
O Prefeito Alcântara, o Secretário de Saúde Walfredo Filho, o Secretário de Obras Antonio Gomesd, o Presidente dos Trabalhadores Rurais Devaldo Nunes, o Secretário de Agricultura Dr. Renato Sátiro e o Vereador Elizeu França estiveram visitando o local.
A construção do Portal será um importante equipamento que irá embelezar o aspecto urbanístico da entrada da cidade para quem vem da nossa capital Teresina.



Agricultores de Valença Recebem Sementes de Milho e Feijão.


A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o apoio do Governo do Estado deu inicio na manhã testa terça-feira (14), a distribuição de sementes de feijão e milhos a 300 agricultores familiares da zona rural e de diversos assentamentos município. A entrega das sementes está sendo feita conforme levantamento feito pela a Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais
O Prefeito Alcântara na companhia do secretário de agricultura Dr. Renato Satiro, do Vereador Elizeu França, do Secretário de Saude Walfredo Filho e Presidente dos Trabalhadores Rurais Devaldo Nunes acompanharam a distribuição, o prefeito destacou a importância e a qualidade das sementes oferecidas aos agricultores e disse que a distribuição tem como finalidade estimular a produção e incentivar os agricultores a produzem sua própria semente, contribuindo também com o aumento da geração de renda e do seu próprio alimento.
Para o Secretário Municipal de Agricultura Renato Satiro a distribuição de sementes vai contribuir diretamente com o desenvolvimento do setor agrícola e beneficiar os pequenos agricultores, visando melhores condições de vida, principalmente os mais carentes do município.
As sementes estão sendo distribuídas no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e meio Ambiente, situada no bairro Pista Nova.








segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Secretaria Municipal de Saúde Prestará Atendimentos no Período Carnavalesco.

A Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí está nos últimos preparativos para auxiliar aos foliões durante toda período do carnaval 2012. O secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho garante que durante os quatros dias da festa de Momo no Município equipes de saúde estarão distribuindo preservativos, panfletos educativos e prestando assistência a quem necessitar até a quarta-feira de Cinzas.

Academia de Karatê JITSU Realiza Evento em Valença.

 Neste sábado (11/02/2012) as 16h 00, no Ginásio Poliesportivo, e com apoio da Coordenação de Programas e Eventos Esportivo, da Prefeitura Municipal de Valença, foi realizada varias apresentações de Artes Marciais.
Associação de KARATÊ TIGRE BRANCO, com sede no CSU do Parque Piauí, em Teresina, esteve em Valença, e no Ginásio Poliesportivo, foi realizadas apresentações de lutas e treinamentos de KARATÊ JITSU e TAIJTSU, além de demonstrações de DEFESA PESSOAL. Da Associação vieram o Sesei CIPRIANO (mestre em Karatê), o presidente CLAUDIO (faixa preta), JOSÉ VIEIRA – “Montanha” (mestre de Taijtsu), FRANCISCA VANDILMA – Campeã Piauiense em Karatê, ANTONIO – Mestre em Kung Fú; JORGE – Faixa Preta. E a presença de BRUCE ALAMY, de apenas 12 anos, que já é Faixa Preta em Karatê e Campeão Piauiense e Norte/Nordeste. Segundo o Sesei CIPRIANO, o objetivo de estarem na cidade de Valença, é analisar mudanças de faixas aos alunos da Academia Valença Karatê JITSU, tendo como Sesei a pessoa de HERNANI.
Por: Paulo Negreiros









Forte Chuva Causa Estragos em Estradas Vicinais de Valença.

 A forte chuva que caiu na tarde desta sexta-feira (10), no Povoado Izidoria a 24 km de Valença, destruiu e rompeu uma grande parte das estradas vicinais do Povoado.
O Prefeito Alcântara esteve visitando todos os trechos alagados e destruídos das estradas e pode constatar os estragos provocados pelas águas, o mesmo autorizou que fosse feito imediato toda recuperação e reconstituição das estradas danificadas com a forte. Quatro caçambas, um trator de esteira, uma escavadeira, uma patrol e cerca de 10 homens trabalham na recuperação das estradas, evitando assim, causar transtornos aos moradores que necessitam trafegarem diariamente pelas estradas, sentido a sede do município.
De acordo moradores há muitos anos não tinha sido registrado uma chuva com grandes fluxos de água como essa que caiu nesta ultima sexta-feira (10). As chuvas causaram muitos estragos, provocaram desmoronamento em vários pontos das estradas.









Secretário Municipal de Saúde anuncia a inauguração de base do Samu em Valença..


O município de Valença, situado a 210 km da capital, contará com uma base descentralizada do SAMU para melhorar os serviços de saúde desenvolvidos no município. A previsão é de que o sistema seja inaugurado em março.
A base descentralizada vai dispor de uma ambulância de Suporte Básico, com oito profissionais e segundo o secretário municipal de saúde, Walfredo Filho, além de melhorar a saúde vai reduzir gastos.
“Essa base descentralizada vai melhorar muito o serviço de saúde do nosso Estado. Vai ter uma base em Teresina com profissionais especialistas e os médicos que estão atendendo em Valença vão poder entrar em contato com esses médicos para se necessário tirar dúvidas e evitar a transferência de pacientes para a capital ,pois elas acarretam gastos e muitas vezes arriscam a vida do paciente por conta do trajeto”, afirmou o secretário.
O Secretário Municipal de Saúde de Valença, Walfredo Filho, informa que o serviço de saúde da cidade melhorou muito. Ele relata que foram feitas reformas e construção de dois novos postos de saúde no município.
Atualmente, Valença também dispõe de um serviço de Atenção Básica com nove equipes funcionando, diariamente. As equipes são formadas por médicos, enfermeiras, agentes de saúde e técnicos de enfermagem que atendem a população garantindo melhoria na qualidade de vida do município.
Além de Valença, os municípios de Corrente e Elesbão Veloso também receberão bases descentralizadas, mas Coordenadora Estadual do Samu acredita que a base instalada em Corrente já vai funcionar durante o Carnaval.
Fonte: appm

Escolas municipais selecionadas tem até dia 15 para se cadastrarem no Programa Mais Educação.

Termina no dia 15 de fevereiro o prazo para as escolas públicas – urbanas e rurais – pré selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) aderirem ao Programa Mais Educação. Para este ano, o governo pretende atender cinco milhões de alunos, para isso precisa incluir 1,9 milhões de estudantes nas redes de ensino integral.
Ao todo, 14,2 mil escolas das zonas urbanas e 14,5 mil das zonas rurais foram pré-selecionadas para execussão do Programa em 2012, mas, apenas 3,1 mil solicitaram o acesso ao Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) para efetuarem o cadatro.
Para realizar o cadatro, as escolas receberão uma senha do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde). No momento da inscrição, elas deverão informar quantos alunos devem ser benficiados e quais serão as atividades extra curriculares a serem desenvolvidas.
Orientação
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta sobre algumas regras para execução. De acordo com o projeto educativo em curso, as escola devem oferecer seis atividades, a cada ano, dentro das possibilidades da legislação do programa. Elas devem ainda observar as obrigatoriedades, como a oferta de uma atividade do macrocampo acompanhamento pedagógico no roll das escolhas.
A lista de atividades é longa e contém possibilidades como: horta escolar ou comunitária, xadrez virtual e tradicional, percurssão, dança, Software educacional, Linux Educacional e jornal escolar distribuídas nos dez macrocampos do programa.
Fonte: appm

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Congresso de Secretarias Municipais de Saúde terminou hoje (10).




Secretários Municipais de Saúde participaram hoje (10) do 2° e último  dia do Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí. O evento organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems) contou com conferências, debates e mesas redondas .

Durante o 2° dia, os gestores puderam entender temas como a Lei Complementar 141, relatório de gestão e execução da Atenção Básica. Os temas são de interesse das secretarias de saúde, no entanto alguns gestores ainda tinham dificuldades para entender.

O evento foi finalizado no auditório da APPM e contou com  apresentações  preparadas por membros do
Conasems, Ministério da Saúde, Sesapi e outros parceiros do Cosems.


Fonte:
 Portal APPM


Valfredo Filho,Secretário de Saúde de Valença 

(Foto: Portal APPM - Thamyres Sousa)