segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Municípios se reúnem para discutir adesão do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

A gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reuniu nos 6 e 7 de outubro com representantes de municípios piauienses para informar as diretrizes do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica(PMAQ) instituído em julho desse ano. O evento aconteceu no auditório da APPM e teve a participação de representantes do Ministério da Saúde.

Segundo a diretora da Unidade de Vigilância e Atenção a Saúde (Duvas), Telma Evangelista, é importante orientar os municípios sobre o PMAQ para que eles façam uma adesão consciente a esse programa e melhorem os indicadores de saúde do seu município .O Programa tem como finalidade melhorar a qualidade do atendimento nas unidades básicas de saúde , facilitar o acesso da população aos serviços de atenção básica e melhorar os indicadores de saúde.

“Com esse programa vai melhorar a qualidade da atenção básica e as ações governamentais junto ao programa. São muitos indicadores que estamos trazendo para que os municípios cumpram. Queremos que se reduza a mortalidade , os óbitos e as doenças evitáveis .E sse serviço deve chegar da melhor forma possível para toda a população”,afirmou Telma Evangelista .

Os municípios interessados em participar do Programa devem fazer a solicitação diretamente com o Ministério da Saúde até o dia 29 de outubro. A adesão não é obrigatória, mas os municípios que se comprometerem deverão atender as propostas do programa, caso contrário serão eliminados e terão que devolver o recurso financeiro que o Ministério da Saúde investiu na implantação do programa no município.
Publicado Por: Josy Ramony
Fonte: APPM/Raimundo Barbosa

0 comentários: