sábado, 24 de novembro de 2007

PROJETO AMANHÃ BENEFICIA JOVENS DA COMUNIDADE MESA DE PEDRA


O município de Valença do Piauí tem um dos maiores mananciais do Estado em reserva d'água: a Barragem Mesa de Pedra.
Em 2005, teve início o projeto de Piscicultura em Tanques-rede, fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, CODEVASF, Governo do Estado, Universidade Federal do Piauí, DNOCS, SEBRAE/PI e Associação de Desenvolvimento Comunitário Mesa de Pedra. A implantação desse projeto teve como principais objetivos a diversificação da renda dos moradores da comunidade e o aproveitmaneto do potencial hídrico da barragem. Entretanto, durante a execução do mesmo, observou-se que havia um significativo número de jovens envolvidos na atividade de criação de peixes em tanques-rede, apesar de não serem beneficiários diretos do projeto.
Buscando então o fortalecimento do APL - Arranjo Produtivo Local da piscicultura no município e a inclusão desses jovens num programa de mudança social, a CODEVASF e a Prefeitura de Valença firmaram convênio para implantação do Projeto AMANHÃ envolvendo a juventude rural da região, promovendo o treinamento e a capacitação na atividade de piscicultura, formando mão-de-obra especializada e gerando renda.
Inicialmente os jovens da Comunidade Mesa de Pedra participarão dos cursos de Organização associativa/Gestão Participativa, Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios. O projeto já está sendo executado e além das capacitações, os jovens também estão sendo beneficiados com o peixamento dos tanques-rede, assistência técnica e ração extrusada.


0 comentários: