segunda-feira, 16 de junho de 2008

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Em Valença do Piauí a previsão é vacinar 1.774 crianças
com idades de 0 a 5 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí montou 14 postos de Vacinação distribuídos nas zonas urbana e rural do município para imunizar crianças com idades de 0 a 4 anos.
A campanha de vacinação contra poliomielite que teve início na manhã deste sábado (14/06) faz parte da mobilização nacional contra a paralisia infantil. A meta é imunizar cerca de 1.774 crianças em todo o município. Até o meio-dia de hoje já foram vacinadas 1.047 crianças.
De acordo com os dados obtidos na base do DataSus/API até as 11 horas de hoje compareceram aos postos de vacinação 205 crianças menores de 1 ano o que corresponde a 60,29% das 340 crianças cadastradas e mais 842 com idades entre 1 e 4 anos de um total de 1.434, ou seja, cerca de 58,72%. A previsão é que até o final desta 1ª etapa o município atinja mais de 95% da meta de cobertura vacinal como prognóstica a secretária de saúde, Dr.ª Maria de Fátima. “Nas últimas campanhas que têm sido realizadas, o município de Valença do Piauí tem conseguido ultrapassar a meta de cobertura vacinal exigida pelo Ministério da Saúde. Isso se deve ao incansável trabalho de mobilização prévia como spot’s em rádios, carros e motos de som volantes que buscam conscientizar os pais a levarem seus filhos ao posto de vacinação mais próximo de sua casa para que ele possa tomar a vacina”.
Embora a poliomielite tenha sido erradicada no Brasil em 1994 as campanhas são primordiais para manutenção dessa conquista. A vacinação em massa estabelece a proteção coletiva nas comunidades, mediante a promoção da circulação do vírus vacinal no ambiente, mas para que isso aconteça são necessárias altas e homogêneas coberturas vacinais.
Os pais que optarem por realizar a vacinação na Sede da Secretaria Municipal de Saúde ou nos postos de multivacinação, podem aproveitar para colocar o calendário vacinal das crianças em dia. Além da Pólio são oferecidas doses de Vitamina A.



Fonte: Kássio Gomes

0 comentários: