terça-feira, 29 de abril de 2008

Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha de vacinação do Idoso

Cerca de 10 postos de atendimento foram instalados nos diversos bairros da cidade desde o último sábado (25) com profissionais da secretaria de saúde mobilizados na imunização dos idosos. A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe e a meta é vacinar cerca de 85% dos idosos com 60 anos ou mais.

A Secretária Municipal de Saúde, Dr.ª Maria de Fátima (à direita na foto), disse que a secretaria vem realizando um trabalho informativo desde a semana passada. “Mandamos ofícios para as escolas da rede pública e particular solicitando uma mobilização por parte do corpo diretivo juntamente com os alunos no sentido de prepararmos multiplicadores para divulgação da campanha. O objetivo é conscientizar os jovens a convencerem seus pais e avós a tomarem a vacina” ressaltou a secretária alertando para a rejeição de muitos idosos em procurar os postos de vacinação.

Criada em 1999, por ocasião do Ano Internacional do Idoso, o Ministério da Saúde do Brasil decidiu focar investimentos na mobilização da população idosa para que desfrutasse dos benefícios das vacinações, dando início a uma importante parceria entre as Coordenações de Saúde do Idoso e de Imunizações. Já naquele ano, a primeira de uma série de campanhas anuais de vacinação direcionada aos maiores de 65 anos e mais, começava em todo o país.

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso - CNVI é uma das efetivações do compromisso do governo brasileiro com a universalidade, a integralidade e a equidade da atenção à saúde no setor de imunizações, atendendo, deste modo, aos princípios básicos fundamentais do Sistema Único de Saúde - SUS. Com isto, o Ministério da Saúde visa contribuir com a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento das atividades rotineiras da população em foco, reduzindo a morbimortalidade por doenças infecciosas imunopreveníveis e garantindo-lhe prioritariamente qualidade de vida, bem-estar e inclusão social.

O dia “D” da campanha, que nesse ano traz como lema: “Não deixe a gripe derrubar você, vacine-se”, foi realizado no dia 26 de abril com ampla movimentação nos Postos de Saúde instalados pela cidade. A Secretária Municipal de Saúde, Dr.ª Maria de Fátima, pôs à disposição dos responsáveis pela aplicação das doses cerca de quatro carros. O objetivo era atender o maior número de acamados possível.

A campanha vai até o próximo dia 9 de maio. Enquanto isso a Secretaria Municipal de Saúde continua mobilizada com propagandas de áudio nas ruas da cidade e nas emissoras de rádio. O intuito é atingir a meta vacinal de 2008. Até agora cerca de 1.380 idosos já tomaram a vacina e a meta é imunizar 2.381 até o final da campanha.

Fonte: ASCOM da Prefeitura

0 comentários: