sábado, 24 de março de 2012

Base do SAMU é Inaugurada em Valença do Piauí

 A Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Estado do Piauí inaugurou, nesta sexta-feira (23), uma umidade de Base Descentralizada do SAMU em Valença do Piauí.
O ato de inauguração contou com a presença do secretário de Governo, Wilson Brandão, representando o governador Wilson Martins, e da coordenadora estadual do Samu, Christianne Rocha Leal, representando a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins. Prefeito Alcântara, Vice-prefeita Salete Lima Verde, Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho, os Deputados Federais Marlos Sampaio e Julio Cesar, dentre outras autoridades locais e estaduais.
A coordenadora Estadual do SAMU, Christianne Rocha Leal disse que sabe da necessidade da população pelos serviços do SAMU. “Hoje estou muito feliz por estar cumprindo mais uma meta da Sesapi e do Governo Estado. Sabemos da necessidade da população do Piauí com relação a esse importante serviço, um serviço que custa caro”, disse Christianne Rocha, completando que, a princípio, funcionará somente a ambulância de suporte básico, que dispões de oito profissionais.” garantiu à coordenadora, afirmando ainda que o governo do estado já investiu aproximadamente R$ 500 mil na base do SAMU de Valença, entre estrutura física, equipamentos, contratação de profissionais e outros.
Para o secretário de Governo, Wilson Brandão Wilson Brandão o SAMU é uma das obras das mais importantes, uma obra definitiva na hora de dar condições e conforto ao atendimento médico. “Se no passado isso deslumbrava a todos aqui, hoje é uma realidade”, declarou Wilson Brandão.
O Deputado Marlos Sampaio disse que estava muito feliz em participar da inauguração dessa grande obra no município, que sem duvida será de grande utilidade para a população da região, o deputado parabenizou o prefeito Alcântara e o Secretário de Saúde Walfredo Filho pelos relevantes serviços prestados a população na área da saúde do municipal e lembrou também da sua participação na inauguração de obras e eventos na cidades em outras oportunidades. “Tenho um carinho muito grande pelo povo de Valença, povo esse que me recebe de braços abertos, cada vez que venho a Valença vejo a evolução, vejo o crescimento parabéns à administração municipal por mais essa conquista que não irá beneficiar toda população em geral.” Disse o deputado Marlos. O Deputado Federal Julio Cesar falou da importância do SAMU para a população, destacou muitas emendas de suas autorias para Valença e garantiu que tem conhecimento do grande trabalho realizado no município pelo prefeito Alcântara e o Secretário de Saúde Walfredo Filho.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho o serviço móvel de urgência no município fará atendimentos de primeiros socorros a população, o Secretário explicou que com a implantação do SAMU, o município vai agilizar os atendimentos de emergência, aumentar as chances do salvamento de vidas e reduzir o número de sequelas nos acidentes, na unidade trabalharão funcionários plantão, entre condutores e profissionais capacitados. “Foi uma luta muito grande para consegui trazer o SAMU para o município, foi uma promessa feita por mim no ano de 2004 e hoje está sendo concluído, estou muito feliz por essa luta, por essa conquista.”Enfatizou o Walfredo.
Na oportunidade o Diretor do Hospital Regional Estaqueio Portela, Jarbas Nogueira, Matias enfatizou os avanços na saúde municipal, parabenizando o Secretário Walfredo Filho por te conseguido trazer o SAMU para o município. “Hoje é dia de festejar por essa vitoria, aqui hoje vejo se concretizar um sonho de muitos valencianos, parabéns.” Salientou Jarbas Matias.
O Prefeito Alcântara, ao fazer uso da palavra, agradeceu o empenho e a pronta disponibilidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que coordena e faz a intermediação para a implantação das bases descentralizadas, através do Ministério da Saúde, e agradeceu também ao Governador Wilson Martins, por outras ações destinadas ao município de Valença do Piauí, como a ordem de serviço, no valor de R$ 1.074.512,24, para a execução de pavimentação asfáltica de ruas da zona urbana do município. “É um serviço que vai trazer grandes benefícios para a população, não só de Valença, mas de toda região, garantindo um pronto-atendimento as pessoas que necessitarem desses serviços.”
Além do prédio adaptado, foram entregues duas ambulâncias devidamente equipadas, e foram apresentados os profissionais que farão uso das mesmas. A obra é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a prefeitura de Valença e o Ministério da Saúde.A cobertura total da base é de mais de 50 mil habitantes, entre o município de Valença e os demais da região, como Novo Oriente, Aroazes, Inhuma, Lagoa do Sítio, e Pimenteiras.
O Samu é capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. No caso de Valença vai para o Hospital Reginal Estaqueio Portela, em casos mais graves será encaminhado para Teresina.


















0 comentários: